Rampinelli | O melhor do arroz

Reciclando Práticas, Renovando Conceitos.

Fevereiro 2015

 

A utilização de agrotóxicos é a 2ª maior causa de contaminação dos rios no Brasil, perdendo apenas para o esgoto doméstico, segundo dados do IBGE. Considerando que a agricultura é o setor que mais consome água doce no Brasil, cerca de 70%, segundo o Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), pode-se dizer que além de sérios problemas para a saúde, os agrotóxicos também se transformaram em um grave problema ambiental no país. Atualmente o Brasil utiliza 19% de todo defensivo agrícola produzido no planeta, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Embora a disponibilidade de água no Brasil seja imensa, é preciso garantir sua qualidade para as gerações futuras. Por isso, ao detectar o aparecimento de resíduos de agrotóxicos nas reservas de água subterrânea e superficial, é necessário tomar medidas para evitar o agravamento do problema. Quando a água é contaminada por defensivos agrícolas, sua detecção e descontaminação é mais difícil e custosa.  De modo geral, esses químicos raramente são analisados ou removidos das águas, tornando-se uma ameaça à saúde de todos que a ingerem, particularmente para substâncias cumulativas.

Segundo dados da Anvisa, o Brasil registrou 8 mil casos de intoxicação por agrotóxicos em 2011. Dois grupos populacionais estão mais expostos à contaminação: adultos jovens (20 a 49 anos) e crianças, intoxicadas por exposição acidental ao produto. No campo, as mulheres são mais afetadas que os homens.

O Brasil é um país sem conscientização do problema em relação aos demais. Estamos falando de países com uma situação melhor que a nossa: Europa, América do Norte e alguns países asiáticos como o Japão. Esses países têm consumidores muito mais conscientes em relação à utilização de agrotóxicos que cobram essa postura de seus governos. Portanto, os governos também são mais conscientes. A utilização de agrotóxicos hoje é uma prática condenada, porque a ciência coloca à disposição vários outros métodos de produção. Basta investir. Basta a sociedade humana valorizar um pouco mais a vida, pois hoje estamos pagando muito caro pelas irresponsabilidades do passado.

 

A equipe realizou campanha de conscientização sobre a utilização de agrotóxicos, evidenciando a ameaça que representam, denunciando os seus efeitos degradantes à saúde (tanto dos trabalhadores rurais como dos consumidores nas cidades) e ao meio ambiente (contaminação dos solos e das águas). O trabalho aconteceu em lavouras da região, com a distribuição de panfletos e realizações de palestras com os agricultores sobre os potenciais perigos dos defensivos agrícolas caso não sejam aplicados corretamente, fazendo da campanha um espaço de construção de unidade entre produtores, empresas, estudantes, consumidores e todos aqueles que prezam pela produção de um alimento saudável que respeite ao meio ambiente. A equipe visitou as principais lavouras da região onde são realizados o cultivo do arroz e pretende alcançar 100% de visitas até o final do ano. A ação comandada pela empresa Rampinelli Alimentos Ltda vem desenvolvendo importante trabalho junto às famílias de agricultores dos municípios, onde visa a conscientização de pais e filhos sobre os problemas causados pelo uso e descarte inadequado do agrotóxico. Esse trabalho é muito importante pois, mesmo sendo uma lei (nº 9,974/2000) a disseminação da informação ainda é muito precária. Muitas vezes a informação não chega, não há um fiscal, alguém que diga quanto e como usar. Então temos que conscientizar, fazer esse trabalho de sensibilização para que compreendam que o uso indiscriminado faz grande mal à saúde. A maioria não sabe nem sequer fazer o descarte das embalagens, por isso a orientação e educação de toda a família, principalmente os mais jovens pela abertura e assimilação.